




A cidade
Localizada no norte do Rio Grande do Sul, faz divisa com o estado de Santa Catarina, com pouco mais de 5 mil habitantes, Marcelino Ramos, tem sua economia baseada no turismo e na agricultura. Conhecida como capital do turismo do Alto Uruguai, a cidade oferece muitos atrativos turísticos.

Balneário de Águas Termais
Com tradição em águas termais desde a década de 70, Marcelino Ramos oferece um moderno complexo de piscinas e brinquedos aquáticos. O Balneário é frequentado durante todo o ano. A água com temperatura de aproximadamente 38ºC, possuí diversos benefícios à saúde.

Maria Fumaça
Durante décadas Marcelino Ramos foi a principal ligação com o estado de Santa Catarina, na cidade passa a ferrovia São Paulo - Rio Grande, hoje não trafegam mais cargas em trens, mas é possível reviver esta história fazendo um passeio de Maria Fumaça. O passeio sai da estação férrea da cidade, passando pela ponte centenária e cartão postal, com destino ao distrito de Uruguai, no estado vizinho de Santa Catarina.

Parques
A cidade de Marcelino Ramos possui parques voltados a natureza e ao turismo rural. O Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares é uma unidade de conservação que conta a história da região. Além de um museu interativo, o parque oferece várias trilhas em meio à natureza. O Parque Quinto Rancho oferece atrações voltadas ao turismo rural, possui passeios de charrete, a cavalo, pescaria, pedalinho, trilhas e também piscinas com água termal.

Santuário
Em um dos pontos mais altos da cidade encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Salette, um lugar de muita beleza natural e de muita paz, milhares de devotos visitam o santuário anualmente em busca de graças, paz e agradecimento. Além da beleza do local, o Santuário possui uma bela vista para o Rio Uruguai.
